Hoje eu vou contar a história real de um mestre brasileiro que conheci no Japão. O Sonho mais improvável de se realizar, aconteceu. Mas antes disso, preciso falar de algumas coisas, pra que a história faça sentido para você.
Para muitas pessoas aprender japonês e ir para o Japão são sonhos distantes. Talvez você mesmo se sinta assim.
Começamos a gostar da cultura japonesa através dos animes e mangás, das artes marciais e até mesmo da história, da filosofia ou das religiões.
Aprendemos a amar aquele povo e aquela terra tão distantes de nós. Amar suas histórias. Sua forma de enxergar o mundo.
E assim começamos a nutrir um desejo de "um dia", "quem sabe", "quando o momento for certo"...
E assim deixamos nossos sonhos de aprender japonês e ir pro Japão na gaveta, normalmente durante meses, muitas vezes até anos.
Eu sei, por que comigo foi assim.
Passei anos falhando em outros cursos, outros caminhos, e nutrindo o desejo de aprender a língua japonesa e ir pro Japão antes de finalmente admitir a verdade para mim mesmo: Para mim, o caminho sempre foi, e só poderia ser, o Japonês.
Troquei de arquitetura pelo curso de Japonês na Universidade de Brasília.
E com esforço e paciência, um dia minha oportunidade de fazer intercâmbio no Japão chegou.
E foi lá, durante meu intercâmbio em 2016/2017 que conheci o Hendrik Lindelauf Sensei.
Com este nome, você pode até pensar: "Esse cara deve ser alemão né?!"
Não. Cearense! rs
Pois é! Acredita?
Professor de Português na Universidade Kanda, faixa preta em karate e iaidô, lutador de MMA e afiador de katanas.
E conheci a história dele. Ele me contou que o sonho dele sempre foi trabalhar com afiação de katanas no Japão.
Um dia se mudou do Ceará para ser limpador de fuselagem de aviões de carga no Japão, um trabalho pesado.
Eventualmente, conseguiu um emprego como professor de português na universidade e por volta da mesma época, conseguiu se tornar discípulo de um dos melhores afiadores de katanas de Tokyo.
Claro que nem sempre foi fácil. E claro que houveram desafios e preconceitos sendo ele um brasileiro, até hoje têm.
Mas após 10 anos se especializando na arte de afiar espadas, hoje ele trabalha exclusivamente como afiador de espadas históricas para museus e coleções privadas. Japoneses confiam seus tesouros nas mãos de um cearense de 1,90 m de altura, lutador de karate e iaido, para que faça a preservação e reparação destes objetos raros e valiosos. Impensável para alguns, talvez.
Tenho certeza de que se o Hendrik Sensei dissesse 20 anos atrás que o sonho dele era se tornar um afiador de espadas no Japão, as pessoas olhariam para ele como se fosse um louco ou ririam da ideia dizendo "é, é um sonho bonito".
Mas essas pessoas não enxergavam o que ele enxergava. Ele sabia o que queria.
E realizou sua visão.
Talvez o seu sonho nem seja tão mirabolante assim!
Talvez você deseje conhecer a cultura mais a fundo, ou quem sabe viajar pelo Japão. Fazer um intercâmbio ou morar lá. Até fazer negócios com japoneses.
Mas não sabe o caminho e por isso descarta como impossível ou coloca na gaveta para um momento futuro, que nunca chega.
Estou aqui contando a História do Hendrik Sensei para provar um ponto: se até mesmo o sonho dele pôde ser realizado, o seu com certeza também pode.
Como a história dele, conheço outras dezenas, inclusive a minha. De pessoas que desejavam ir além. Transformar suas visões de mundo, transformar suas vidas. Vivenciar a cultura japonesa como nunca puderam antes. E foram lá e realizaram. Essa história pode ser a sua também. E nós estamos aqui para te ajudar com isso.
Basta você não desistir do que ama e continuar acreditando, continuar nutrindo o desejo, e se decidir a dar o Primeiro Passo.
Acreditar é difícil, mas é necessário. Não investir naquilo que eu amava poderia ter custado meus sonhos, e isso era um preço alto demais para qualquer um pagar.
Continue nos acompanhando nesta Semana do Japonês, e lembre de seguir @torii.idiomas no Instagram, pois amanhã falaremos justamente sobre "Como dar Os Primeiros Passos Para Aprender o Idioma e Chegar ao Japão!
Mata ne! (Até mais!)