Blog

JORNADA DO JAPONÊS: 3º DIA - Estratégias
07 de março de 2024
JORNADA DO JAPONÊS: 3º DIA - Estratégias

No primeiro dia da JORNADA DO JAPONÊS você aprendeu que é possível realizar seu sonho de aprender japonês e ir para o Japão.

No segundo dia da JORNADA DO JAPONÊS nós falamos sobre os Primeiros Passos que você deve dar se quiser começar a aprender japonês e colocar o sonho de ir para o Japão para se movimentar, sair do "sonho" e virar realidade. 

Mas ter um sonho e saber os primeiros passos só te dá uma pequena vantagem.
Para decolar o seu projeto, você precisa ter Estratégia, e aplicar continuamente. 🚀

E este é o tema de hoje: Estratégias!

Dentro do Método do Peregrino, a Filosofia Única da Torii Idiomas, nós trabalhamos dezenas de estratégias, focadas em resolver as principais dificuldades de nossos alunos.

E hoje vamos te apresentar 3 estratégias para resolver os 3 maiores problemas citados por alunos que desejam aprender japonês:


1. Como conseguir recursos para investir em sua educação e seus sonhos?

Muitos alunos citam a falta de dinheiro como principal dificuldade para investir em seus sonhos. Hoje vamos revelar um pequeno pedaço de nossa filosofia a respeito de fazer dinheiro, que foi aprendida através de ensinamentos recebidos no Japão pelo Bessoni sensei, durante uma peregrinação budista, de onde surge o nome da filosofia: O Método do Peregrino.
O principal pilar de nossa crença para CRIAR RIQUEZAS, é a TÉCNICA DO IKIGAI FINANCEIRO


Essas palavras não foram escolhidas ao acaso.
No cerne do Método do Peregrino está a crença de que "Riqueza é algo que CRIAMOS e OFERECEMOS de diferente para o mundo, e não algo que ganhamos ou tiramos do mundo". O nosso Ikigai Financeiro (propósito de riqueza) encapsula a ideia de que para encontrar o seu caminho para a prosperidade, você deve encontrar um problema que deseja resolver para o mundo.
Muitos mestres antigos disseram esta mesma ideia de formas diferentes.
Jesus dizia: "Aquele que desejar se fazer grande entre vós, será este o que servirá".
Gandhi dizia: "Seja a mudança que deseja ver no mundo".

Aqui está resumida a nossa filosofia para se tornar próspero:
- Resolva um problema
- Resolva para muitos
- Imite para aprender, seja único ao oferecer.

Dentro da Torii por exemplo, nosso propósito é oferecer um caminho para que nossos alunos atinjam seus sonhos. Nós acreditamos que cada um de nossos alunos tem muito a oferecer ao mundo, servindo como pontes entre culturas e povos. Cada sonho traz em si a semente de uma nova riqueza para o mundo.

Para ajudar nossos alunos, ensinamos as melhores estratégias de aprendizados de idiomas e para construir uma vida plena (Resolvemos um problema).

Buscamos atingir a maior quantidade possível de alunos (Resolvemos para muitos) tornando nossos cursos o mais acessível possível, e oferecendo nossa filosofia de forma gratuita sempre que possível, ajudando o aluno não apenas nos problemas do idiomas, mas qualquer coisa que possa estar atrapalhando ou impedindo que ele estude.

Aprendemos tudo que podemos sobre estratégias de ensino da língua, buscando professores capacitados nas melhores universidades do Brasil e Japão (imitamos para aprender), mas oferecemos aos nossos alunos não apenas o aprendizado da língua. Nosso maior diferencial é nos preocuparmos com todos os aspectos da vida de nossos alunos, e oferecer uma filosofia de desenvolvimento pleno para sua vida, de modo que você possa usar os conhecimentos que adquire na Torii para transformar sua vida (oferecemos de forma única).

Quem busca a Torii, sabe que além da língua desenvolverá sua vida como um todo.

2. Como estudar se não tenho tempo?

Outro problema muito comentado é a questão do tempo. Diferente de outros idiomas, o japonês é uma língua que toma mais tempo, embora muitos prometam por aí "fluência em 45 dias". Japonês é. demorado. de. aprender. Ponto.

"Mas sensei, eu não tenho tempo, o que eu faço?"

Se o japonês é uma prioridade para você, se você deseja morar no Japão a estudo ou trabalho, se a ideia de conhecer o Japão levanta seu ânimo, se ter conhecido a cultura japonesa, ou os animes que você assistiu fizeram diferença na sua vida e você deseja se aprofundar no idioma por qualquer um destes motivos você precisa estabelecer aprender o japonês como uma prioridade.

Sim, a vida tem momentos em que precisamos focar em outras atividades. Mas com certeza isso não impede você de estudar 15 minutos por dia. Pode não parecer muito, mas isso são quase 100 horas de estudo em um ano.

Então primeiro de tudo, pergunte a si mesmo e seja honesto: Aprender japonês vai impactar positivamente minha vida? Eu realmente quero aprender japonês?

Se a resposta for sim, então estabeleça que vai começar a estudar HOJE.
Já vi muitas pessoas passarem anos e até décadas se decidindo a estudar o idioma antes de começar! Não perca ainda mais o seu tempo.

Para aqueles que realmente têm pouco tempo (10 ou 15 minutos por dia no máximo) segue a TÉCNICA DO POSTIT.

Escreva em um postit o nome em japonês (hiragana ou katakana) de objetos comuns do cotidiano (mesa, cadeira, porta, maçaneta, janela, batente, porta, copo, computador, espelho, caderno, enfim qualquer coisa do cotidiano) e cole nestes objetos em casa. Escreva também nestes postit frases que descrevam o objeto ou digam como você usa aquele objeto.

Por exemplo, se for uma cadeira: いす (Isu), escreva eu sento na cadeira "Isu ni suwarimasu". Sempre que passar por um objeto com o postit leia em voz alta. Assim, você estará praticando no mínimo vocabulário e leitura de kanas todos os dias, e aprendendo a falar sobre o seu cotidiano e aquilo que te rodeia.


3. Tenho tempo, mas não tenho disciplina

O cérebro humano é uma máquina poderosa. Mas o principal objetivo desta máquina é economizar energia para sobreviver. 

Assim, se você disser a si mesmo "Vou estudar japonês por duas horas!" é claro que você vai assistir netflix por duas horas. Estudar representa muito esforço.

Por isso, uma boa estratégia é "enganar" seu cérebro. Contar "uma mentirinha" pra ele,

A TÉCNICA DO 1 MINUTO PARA TER DISCIPLINA DIÁRIA
Esta técnica nos ensina a prometer ao cérebro o mínimo esforço possível para realizar uma atividade.
Se você não tem ainda o hábito, não criou a disciplina para estudar, em vez de dizer que vai estudar 2 horas, diga a si mesmo "hoje vou estudar 1 minuto de japonês". Sente e comece a estudar. Frequentemente o que acontece é que 1 minuto passa MUITO Rápido. Normalmente você acaba estudando 10, 15 até 30 minutos.
E num dia que de fato você só consiga estudar 1 minuto, por qualquer motivo que seja, você cumpriu o que propôs para seu cérebro, e terá uma descarga de bom humor por ter concluído uma tarefa. Aos poucos, isso fará você desenvolver disciplina para estudar diariamente, conforme você for aumentando o tempo que seu cérebro aceita estudar confortavelmente.


Em resumo. As melhores e primeiras estratégias da Torii Idiomas que você conheceu para alcançar seus sonhos de aprender japonês e ir pro Japão são:

1. Ikigai Financeiro. Resolva um problema. Resolva Para muitos. Imite para aprender, Seja único ao oferecer.
2. Técnica do Post-it para incluir os estudos na rotina e poupar tempo.
3. Técnica do 1 minuto para ter disciplina

Elas vão te ajudar a
1. Alcançar recursos financeiros pra investir nos seus sonhos.
2. Solucionar o pouco tempo que tenho para estudar, tornando o estudo parte do meu cotidiano.
3. Desenvolver disciplina para estudo ou outras atividades que queira desenvolver.

Pratique estes princípios e técnicas. Estude, Revise. Logo logo você estará realizando seus sonhos.

Amanhã nós falaremos sobre Origens e como você pode fortalecer suas motivações para estudar e ir ao Japão.

Mata ashita! (Até amanhã)

Palavra chave